domingo, 2 de março de 2008

Agricultor de Erva Moura troca roçado pela arte

Trocar a agricultura pela escultura foi a decisão tomada por José Heládio de Oliveira Silva, 30 anos, que mora na localidade de Erva Moura, a 24 km da sede de Pentecoste. Casado com Paula Oliveira, o artista utiliza alguns elementos da natureza, como o barro, o cimento e o gesso para fazer as peças inspiradas na cultura e na fauna do sertão Cearense.

Um agricultor que virou artesão, Heládio dependia da agricultura para sobreviver. O trabalho na roça era para sustentar a mulher Paula e a filha, mas sempre teve vontade de trocar o plantio de milho e feijão pelo artesanato. Deixou os livros, ainda no sétimo ano do ensino fundamental, pela arte. E é através do desenho, que Heládio consegue transformar a imaginação em realidade.

Na oficina improvisada, montada na cozinha de sua casa, ele cria objetos que impressionam e chamam a atenção de todos. Do barro, gesso e cimento, ele cria pássaros típicos do sertão nordestino e até, mesmo, aves raras encontradas na região norte do País. Heládio vende suas peças no mesmo local que trabalha, mas diz que, sempre que surge oportunidade, leva as peças para a sede do município ou para Fortaleza. Em muitos os casos, elas são adquiridas na sua própria residência, quando é encomendada. Os maiores fregueses, segundo ele, são os comerciantes de Fortaleza. Os recursos naturais, a fauna, a flora e até o clima do semi-árido inspiram o artesão. O “campina”, o “corrupião”, o “João-de-barro”, o “gavião” o “canário” e a “rolinha”, são esculturas que representam a fauna cearense. Heládio diz que também busca inspiração na avicultura regional. Também é destaque o “capote” ou “galinha de angola”, o “pavão” e o “tatu”. “Trabalho com o que conheço da fauna nas minhas obras. É uma cultura muito rica e que desperta o interesse dos que nos visitam”, explica.

O preço das peças de Heládio varia de R$ 5,00 a R$ 30,00. Entre as peças mais baratas encontram-se os canários. As peças “pássaros da terra” – feitas pelo artista são disputadas por turistas que visitam os principais pontos turísticos em Fortaleza.

O telefone para contato com o artesão é: (085) 9152.0259

Fonte: Site da Prefeitura de Pentecoste.

Um comentário:

Helvio Tamoio disse...

esta materia merece algumas fotos, não?

ex: as peças artesanadas pelo sujeito