terça-feira, 4 de março de 2008

Estudantes podem observar o espaço pela internet

De abril a novembro, estudantes brasileiros vão poder observar o espaço pela Internet, sem sair de suas escolas. Isso graças à conexão de alta velocidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) à rede Ipê, Internet acadêmica mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A experiência vai possibilitar aos alunos dar um passeio pelo céu como se estivessem diante do telescópio localizado no miniobservatório do Inpe, em São José dos Campos.


Um sistema computacional possibilita o direcionamento do telescópio e a aquisição de imagens digitais dos astros, entre outras tarefas, com a orientação de um pesquisador da Divisão de Astrofísica do Inpe. Estudantes e professores vão ser incentivados a executar projetos observacionais simples, como capturar imagens de planetas e aglomerados de estrelas ou acompanhar o movimento aparente de um asteróide.


Após cada sessão remota, as imagens celestes podem ser manipuladas em sala de aula, para a fixação de conceitos em Matemática, Física e Astronomia. As inscrições para os colégios já estão abertas. É necessário preencher um formulário que se encontra na página www.das.inpe.br/miniobservatorio/obsremotas

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Nenhum comentário: