segunda-feira, 10 de março de 2008

Camocim vai implantar escola em tempo integral

Cerca de 150 crianças de seis anos participarão do projeto-piloto de escola em tempo integral em Camocim. As aulas serão iniciadas no próximo dia 17. A intenção é preencher o tempo dos alunos com atividades assistidas e convidar os pais a fazerem parte da rotina escolar. Dependendo dos resultados, o projeto será expandido.

As aulas na nova escola começam dia 17. Crianças com seis anos de idade, alunas do 1º ano do ensino fundamental, chegarão pela manhã e sairão apenas no fim da tarde. Trata-se da escola em tempo integral, que será implantada pela prefeitura de Camocim, município distante 373 quilômetros da Capital. O projeto é piloto e pretende preencher o tempo dos alunos com atividades assistidas e convidar os pais a fazerem parte da rotina escolar. Cerca de 150 crianças da rede pública de ensino assistirão a aulas regulares pela manhã e à tarde participarão de atividades lúdicas, de lazer, artes, esporte e, se necessário, de reforço.

O projeto será realizado na Escola Izaura Freire Ferreira, no prédio que abrigava a Secretaria da Educação do Município, no Centro de Camocim. "Já era uma escola. Tem refeitório, cozinha ampla, brinquedoteca. A criança vai tomar banho na escola, fazer refeições, descansar. O cardápio vai ser montado por nutricionista. A escola atenderá às exigências do Plano Nacional de Educação", garante o secretário da educação de Camocim, José Augusto de Carvalho Júnior.

Para ele, essa é uma tentativa de mudar mentalidades e esse processo é gradativo. "A gente acredita que a mudança na escola brasileira só vai acontecer quando a criança passar mais tempo na escola. Esse tempo será preenchido com atividades integradas ao currículo, culturais, desportivas, lúdicas", argumenta o secretário.

Acompanhamento
O projeto começará com 150 crianças, que serão acompanhadas até o 3º ano do ensino fundamental e, dependendo dos resultados, o projeto pode ser expandido nos anos seguintes. Segundo ele, o projeto foi apresentado aos pais de alunos da educação infantil da rede pública. A escolha dessas crianças se deu a partir da adesão dos pais. "Existe uma expectativa dos pais, do grupo gestor, da equipe pedagógica, que vem construindo o material pedagógico. O interessante é esse envolvimento de todos", disse.

Inicialmente, a equipe de profissionais contará com seis professores, cada um com uma turma, além dos professores de recreação, dança, música, esporte. Vai ter também um projeto de contação de histórias na brinquedoteca. "Aquelas com necessidade de reforço esscolar, ficarão no outro turno sendo orientados pelos próprios professores", garante. Enquanto estiverem na escola, as crianças terão café da manhã, almoço e dois lanches.


CAMOCIM

Localização: microrregião de Camocim e Acaraú
Área: 1.123,94 quilômetros quadrados
População estimada (2005): 58.213
Escolas que ministram ensino fundamental (2005): 77
Escolas que ministram ensino médio (2005): 3
Matrículas do ensino fundamental (2005): 12.251
Matrículas do ensino médio (2005): 2.733
Taxa de alfabetização (2000): 67,6%
Taxa de escolarização do ensino fundamental (2005): 91,2%
Taxa de escolarização do ensino médio (2005): 37,9%

Fonte: http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/771880.html

Nenhum comentário: