quinta-feira, 6 de março de 2008

ONG lança centro de referência em alimentação sustentável

O Centro de Referência em Alimentação Sustentável para Redução da Desnutrição Infantil vai ser lançado na sexta-feira (7/3), a partir das 8h, no bairro Jacarecanga. Por meio do Centro, a ONG Instituto Joazeiro, que realiza o projeto em parceria com a Universidade Federal do Ceará, busca desenvolver práticas de agricultura urbana e técnicas de preparo de alimentos utilizando a tecnologia fotovoltaica (energia solar) visando à preservação do meio-ambiente e a redução da desnutrição e mortalidade infantis.


A energia solar vai ser utilizada no bombeamento d’água para suprir os cultivos. Para um melhor resultado das atividades do Centro, 120 pessoas da comunidade vão passar por cursos de capacitação em energia solar, agricultura urbana, preparo e cocção de alimentos e de medicamentos caseiros.


O projeto do Instituto Joazeiro foi um dos vencedores da categoria educação ambiental do edital de seleção de projetos do Fundo Itaú de Excelência Social, junto a outras três iniciativas do Brasil. A UFC participa do projeto por meio do Centro de Ciências Agrárias, que oferece apoio técnico, cessão de salas de aula e laboratórios.


O quê: lançamento do Programa Centro de Referência em Alimentação Sustentável para Redução da Desnutrição Infantil;

Quando: dia 7/3;

Onde: Sede do Instituto Joazeiro - Av. Tenente Lisboa, 1231 (próximo ao posto de saúde), no bairro Jacarecanga;

Contatos: (85) 3223-1492 ou 9952-3036.


Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

-------------------
[+]

Paulo Carvalho, fundador do Instituto Joazeiro, é o coordenador setorial Pici do Programa Conexões de Saberes na UFC, do qual o PRECE também faz parte. A ADEL tem estudado uma parceria com Instituto Joazeiro para os projetos de desenvolvimento econômico em Pentecoste/CE.

Nenhum comentário: