terça-feira, 11 de março de 2008

Idealizador do PRECE ministra palestra para professores da UFC

A Mútua Educação entre estudantes, também conhecida como Aprendizagem Cooperativa, é uma estratégia de educação que possibilita a criação de um ambiente cooperativo em sala de aula e fora desta. A idéia básica é fazer com que os estudantes estejam mais envolvidos com as atividades educacionais, comprometidos com sua própria aprendizagem e estimulados a compartilharem seus conhecimentos com seus colegas de classe.

Com o objetivo de refletir sobre as concepções pedagógicas e as metodologias de ensino e de aprendizagem adotadas na UFC, para melhor qualificar os docentes, fomentar o diálogo entre educadores sobre suas formas de pensar e de agir na condução de suas aulas, incentivando e aprimorando a atuação docente, a Pró-Reitoria de graduação promove um ciclo de palestras nos campi de Fortaleza, Sobral, Cariri e Quixadá, destinados principalmente aos docentes recém-concursados e também a professores veteranos.

O Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) é uma experiência registrada na Pro - Reitoria de Extensão da UFC, que desde 1994, vem desenvolvendo de forma empírica a estratégia da mutua educação entre estudantes em áreas rurais do município de Pentecoste, Ceará. Inicialmente, a metodologia era utilizada apenas em um projeto de Pré-Vestibular Cooperativo, mas posteriormente, o sucesso desse empreendimento, possibilitou a formação de sujeitos críticos e reflexivos, que estão protagonizando vários projetos na região e multiplicando suas ações para outras áreas do Estado, causando impacto educacional, político e econômico.

O objetivo da palestra é mostrar fatos e evidências de que a Aprendizagem Cooperativa além de ser uma estratégia efetiva para se conseguir uma melhor aprendizagem, é também e principalmente, uma importante ferramenta para gerar estudantes intelectualmente autônomos, protagonismo cidadão, capital social e desenvolvimento local.

Nos campi da UFC no Interior, esse tema será apresentado nas respectivas unidades acadêmicas, nas seguintes datas: Campus de Sobral, no dia 25/03, das 8h30min às 12h30min; Campus do Cariri, dia 27/03, das 8h às 12h, e no Campus de Quixadá, dia 2/04, das 8h30min às 12h30min.

Confira os detalhes da programação.

O que: Palestra “Mútua Educação Entre Estudantes: uma estratégia para a autonomia intelectual, protagonismo cidadão e desenvolvimento local”, com Prof. Manoel Andrade Neto, coordenador do PRECE.
Onde: Auditório da Pró-Reitoria de Graduação
Quando: Dia 12 de março de 2008, de 14h às 18h

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC - 85 3366 9444
Prof. Manoel Andrade – mannt@ufc.br

Nenhum comentário: