terça-feira, 11 de março de 2008

Projeto Mão Amiga organiza torneio infantil



No dia 1º de março de 2008, na comunidade de Cipó, em Pentecoste/CE, ocorreu o 2º torneio infantil promovido pelo projeto Mão Amiga. As modalidades de futebol e atletismo (especificamente a corrida) reuniu vários times das comunidades locais de Pentecoste, sendo elas: Tamarina, Irapuá, Ombreira, Boa Vista, Mulungú, Muquém, Canafístula, Cipó e Capivara.

A comissão organizadora, composta por João Paulo, Nycla Sousa, Júnior Santos, Carmen Gomes e João Neto, escolheu “Não uso drogas!” como tema para 2008. O tema, segundo eles, é relevante naquela região, uma vez que as crianças daquelas localidades são alvos fáceis das drogas e bebidas alcoólicas nas suas localidades. A partir desse fato, foi criado o Mão Amiga, que usa como um símbolo o (Educação, Esporte e Ética). O projeto tem como objetivo estimular a formação de cidadãos conscientes, com noções de ética e cidadania, e, utilizando o esporte, especificamente o futebol, pra atingir à essas crianças.

O papel do projeto mão amiga não é só ensinar futebol, é levar educação através do esporte” João Paulo Santil, 21, um dos organizadores do torneio e do projeto mão amiga.

O projeto tem o apoio financeiro de amigos da comunidade. Apesar da possibilidade de aprovação de alguns projetos enviados a entidades, os organizadores permanecem à procura de patrocínios. Segue tabela abaixo com as modalidades, participantes e premiações.

FUTEBOL

PREMIAÇÃO

TIMES

TREINADOR

COMUNIDADE

Campeão

Os Sonhadores

Bartolomeu

Mulungu

Vice-Campeão

Arsenal

Humberto

Tamarina

Uniprece

Manoel

Ombreira

Boa Vista FC

José de Paula

Boa Vista

Juventus

Clédio

Canafístula

Coração Juvenil

João Neto

Cipó

Outras Premiações

PREMIAÇÃO

Nome

Idade

Comunidade

Melhor artilheiro

Yago Barros

12 anos

Mulungu

Melhor goleiro

Charliano Barros

16 anos

Mulungu

Time mais disciplinado

Arsenal

ATLETISMO – Corrida 600m Sub 12

PREMIAÇÃO

Nome

Idade

COMUNIDADE

1º lugar

Joleano Ribeiro

13 anos

Canafístula

2º lugar

Samuel Costa

10 anos

Cipó

3º lugar

Geovane Silva

13 anos

Boa Vista

ATLETISMO – Corrida 1.200m Sub 16

1º lugar

Daniel Rocha

16 anos

Cipó

2º lugar

Leandro Tabosa

14 anos

Muquém

3º lugar

Orlando Nogueira

15 anos

Ombreira




Texto: Iasmyne Andrade
Foto: Aurenir Sales

Um comentário:

Aurenir Luz disse...

Muito interessante. Aliás, gostaria de parabenizar a equipe de organização do torneio infantil pelo empenho. Acordaram todos cedinho e muito empolgados com os preparatvos; os erros também fazem parte, principalmente desta etapa inicial, mas é uma bela forma de começar. Parabéns para todos e para as crianças que deram um show de bola!!!