No ano letivo de 2008, o valor unitário das bolsas oferecidas aos alunos da Universidade Federal do Ceará está 50% maior, tendo passado de R$ 200,00 para R$ 300,00 por mês.
Cresce também a quantidade ofertada de bolsas de Assistência, que de 330 passa a 390 neste ano. Além disso foi criada a bolsa de Administração, que se soma às modalidades já existentes: Cultura e Arte, Assistência, Pesquisa, Informática, Extensão e Monitoria. A bolsa recém-criada, em número de 40, tem a peculiaridade da curta duração, abrangendo o tempo necessário de apoio a um projeto, evento ou outra atividade com período inferior aos 10 meses correspondentes ao ano letivo.Com a elevação no valor e quantidade das bolsas, a Administração Superior da UFC resgata compromisso assumido pelo Prof. Ícaro Moreira, quando de sua postulação à Reitoria, no primeiro semestre de 2007. A atual política de apoio ao estudante inclui, ainda, melhorias e ampliação nas residências e no Restaurante Universitário, assim como nos serviços de assistência odontológica e psicopedagógica, além de outras ações.
Do programa de bolsas da UFC também faz parte a ajuda de custo aos alunos em viagens de apresentação de seus trabalhos acadêmicos em eventos científicos, ou participação em competições esportivas. Outras universidades públicas brasileiras mantêm programas de bolsas para seus alunos, afirma o Pró-Reitor de Administração, Prof. Luiz Carlos Uchoa Saunders. Porém, poucas investem no programa na proporcionalidade orçamentária que a UFC oferece. Segundo Saunders, em 2007 foram destinados 5,78% do orçamento para o Programa de Ajuda de Custo e Bolsa da UFC. Em 2008 esse percentual sobe para 7,23%.
Fonte: Prof. Luiz Carlos Uchoa Saunders, Pró-Reitor de Administração
Nenhum comentário:
Postar um comentário