quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Clipping O POVO: Vestibular UFC

Manchete do O POVO do último dia 8 diz: "624 alunos de escolas públicas entram na UFC". No dia seguinte, o editorial do jornal reproduziu a manchete, para celebrar o ingresso no terceiro grau desse contingente oriundo dos estabelecimentos oficiais de ensino. Eles passaram no vestibular da Universidade Federal do Ceará, o mais concorrido deste Estado, onde os alunos das escolas particulares ficam com a grande maioria das vagas.

O objetivo foi o de lançar um desafio ao poder público, porque, afora o heroísmo dos 624 alunos das escolas públicas aprovados este ano, não há grandes motivos para comemorações na esfera estadual.

Há motivo para lamentações. Ano passado, houve 861 aprovados, isto é, ocorreu em 2008 uma significativa diminuição do número de estudantes da escola pública aprovados no vestibular da UFC. Queda acentuada: 237 a menos.

Fábio Campos, na Coluna Política, há muito chama a atenção para o problema, exortando o Governo do Estado a divulgar na imprensa a relação dos alunos da escola pública aprovados na UFC, como uma maneira de valorizar a escola pública.

"Poderia a atual administração traçar a meta de, pelo menos, mil aprovados para este ano?", indaga o texto apresentador do editorial. Pelo quadro desalentador que se observa na educação básica pública no Ceará, esta meta está muito longe de vir a ser alcançada. Um dos objetivos da educação básica é o de proporcionar ao aluno condições de continuar os estudos em campos específicos em fases posteriores, de acordo com os anseios e preferências de cada um. É obrigação.

http://www.opovo.com.br/opovo/colunas/ombudsman/

Vestibular da UFC: uma notícia boa e algumas ruins

A excelente reportagem do O POVO de ontem mostrou que no concurso vestibular deste ano 624 estudantes da rede pública de ensino "superam dificuldades e conquistam vaga no vestibular mais concorrido do Estado: o da Universidade Federal do Ceará (UFC)". Uma boa notícia? Sim e não. O motivo do "sim": temos 624 heróis no vestibular desse ano. É a prova da viabilidade do ensino público. É a prova de que há boas escolas e bons professores. A notícia ruim está no fato de que esse total de aprovados egressos das escolas públicas estaduais representa apenas 15% dos aprovados no vestibular 2008 na nossa mais importante instituição de ensino superior. O tema vem sendo insistentemente abordado pela Coluna Política há um ano. Há cerca de seis meses, Cid Gomes (PSB) considerou "uma boa idéia" a proposta de fazer com que a publicidade do Estado agisse de maneira similar à publicidade dos colégios privados que expõem seus desempenhos no vestibular da UFC. Ainda há tempo para que assim seja. Seria uma forma inteligente de romper com o formato da publicidade pública tradicional, valorizando as escolas públicas, os professores, a comunidade e os alunos aprovados.

ALERTA: ESCOLA PÚBLICA APROVA CADA VEZ MENOS

Segundo o Relatório Analítico, em 2005, 812 aprovados no vestibular da UFC declararam ter cursado o ensino médio nas escolas públicas do Ceará. Esse número equivale a 22,6% do total dos aprovados. Em 2006, o resultado foi um pouco melhor. 23,4% dos aprovados para o ingresso na instituição eram oriundos do ensino médio público. Ou seja, naquele ano, 37.290 estudantes inscreveram-se no vestibular da UFC. Desse total, 13.872 haviam concluído o ensino médio na escola pública. Desses, somente 851 estudantes (23,4%) conseguiram o feito da aprovação na UFC. Embora muito timidamente, o índice vinha numa curva ascendente. Até que chegou a hora do vestibular 2007. No ano passado, a quantidade aumentou com a aprovação de 861 alunos oriundos da escola pública, mas o percentual diminuiu alcançando o índice de 21%. No vestibular de 2008, como mostrou a reportagem de ontem do O POVO, a luz de alerta acendeu e a sirene disparou. Apenas 624 aprovações com o percentual caindo para 15%. Significa mais e mais elitização. Atenção governador: pode significar que a qualidade do ensino nas escolas estaduais esteja piorando.

http://www.opovo.com.br/opovo/colunas/politica/764580.html
EGRESSOS DE ESCOLA PÚBLICA: "Alunos superam dificuldades para passar no vestibular da UFC": http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/764238.html
Quantidade de alunos da escola pública por curso:
http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/764240.html

POLÍTICA EDUCACIONAL:"Educação não foi prioridade do Ceará": http://www.opovo.com.br/opovo/paginasazuis/745886.html
PLANO DE EDUCAÇÃO: "Fórum de educação será lançado": http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/637380.html

Nenhum comentário: