Emenda ao orçamento público de Pentecoste/CE para 2008, que destina 110.000 reais para um fundo de assistência aos estudantes universitários oriundos do município foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito, João Bosco Tabosa, em dezembro de 2007.
Obtida por meio da participação popular, esta lei tomou forma a partir das visitas semanais de estudantes do Prece (Programa de Educação em Células Cooperativas) às reuniões da Câmara Municipal, uma ação do projeto Observatório do Eleitor, que estimula estudantes da Escola Pública e do projeto Pré-Vestibular Cooperativo a monitorarem as ações do poder legislativo local.
Outro projeto que realizou papel ativo no debate das propostas foi o programa radiofônico Coração de Estudante. Por meio do programa, estudantes divulgam discussões e decisões para todo o Pentecoste e municípios circunvizinhos através da rádio difusora Vale do Curu, 1560 AM.
Atendendo a solicitação dos estudantes, os vereadores Nunes da Mata (PSL) e Valéria Braga (PMDB), no dia 13 de dezembro, propuseram a criação do fundo, e após aprovação unânime, o Prefeito manifestou-se favorável à lei, visto que ele poderia vetar sua aplicação.
Em reunião com mais de 200 comunitários, e representantes do poder público no dia 25 de janeiro, decidiu-se a criação da Associação Universitária de Pentecoste. Esta objetiva congregar estudantes da UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) e URCA (Universidade Regional do Cariri) - que cursam a faculdade no próprio município - e os da UFC, UECE e participantes do PROUNI - que necessitam se deslocar para Fortaleza no período de duração do curso.
Os estudantes entraram em consenso numa proposta única de utilização do recurso público. Para os estudantes de Fortaleza, destinou-se 70.000,00 visando a manutenção de uma residência universitária e o transporte gratuito aos finais de semana de retorno ao município. Para os estudantes da UVA e URCA, estuda-se uma política de ofertas de bolsas, a partir de critérios sócio-econômicos, visto que apesar destas serem universidades estaduais, os cursos ofertados são pagos.
O serviço de transporte gratuito da prefeitura para os estudantes universitários no trecho Fortaleza-Pentecoste-Fortaleza já está disponível desde 18 de fevereiro, quando tiveram início a aulas da UFC. A aquisição de uma casa no bairro Benfica (próximo ao Campus da UFC) já está em andamento.
A valorização do acesso de estudantes do município no Ensino Superior e a promoção do seu retorno regular às suas comunidades de origem fazem parte de uma política estimulada pelo Instituto Coração de Estudante, que objetiva:
·>>>> A manutenção das relações sócio-afetivas destes estudantes com seus amigos e familiares em suas comunidades de origem;
·>>>> Incentivo a produção de conhecimento científico sobre a realidade local e o desenvolvimento de projetos e ações sociais e comunitárias pelos estudantes;
·>>>> O fomento ao empreendedorismo que possibilite a criação de um ambiente propício ao estabelecimento dos graduados em suas comunidades de origem, visando o desenvolvimento econômico e social do município de forma sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário